Rede Social

 

A Rede Social do Concelho de Arganil, designada por CLAS (Conselho Local de Ação Social) surge no contexto de afirmação de uma nova geração de políticas sociais activas, baseadas na responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade e de cada indivíduo para o esforço de erradicação da pobreza e da exclusão social em Portugal. Foi criada através da Resolução do Conselho de Ministros nº 197/97 de 18 de Novembro de 1997 e Declaração de Rectificação nº 10-O/98. Posteriormente foi publicado o Despacho Normativo nº 8/2002 de 12 de Fevereiro e o Dec-Lei nº 115/2006 de 14 de Junho.

Este é um fórum de articulação e congregação de esforços baseado na adesão por parte da autarquia de Arganil e de entidades públicas ou privadas, do qual é membro a União de Freguesias de Vila Cova de Alva e Anseriz como entidade pública, constituindo-se ainda como membros do CLAS as entidades privadas da União de Freguesias, Centro Sócio Cultural de Anseriz, Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva e Associação de Moradores de Casal de S. João, com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social do Concelho de Arganil e da União de Freguesias que representam.

O Programa Rede Social foi criado com vista ao fomento de uma consciência dos problemas sociais e contribuir para a activação e optimização de recursos e das respostas locais. Implementar novas metodologias e estratégias de abordagem da intervenção social a nível territorial, baseados na responsabilização conjunta da sociedade e de cada indivíduo, contribuindo a nível concelhio, para a atenuação e erradicação da pobreza e exclusão social. Pretende-se fomentar a formação de uma consciência colectiva dos problemas sociais e contribuir para a activação dos meios e agentes de resposta e para a optimização possível dos meios de acção nos locais.